Um pouco sobre nós

A CODACA-MG é uma entidade de classe que visa representar e defender os interesses das Empresas Comissárias de Despacho e Agentes de Carga de Minas Gerais junto à Receita Federal, órgãos anuentes, zonas aduaneiras e demais agentes pertencentes à cadeia da logística internacional e desembaraço. De caráter apolítico, apartidário e sem fins lucrativos, atualmente a entidade integra associados do setor privado, que operam em cooperação com a Associação na promoção de novas iniciativas, atualizações nas legislações nacionais e internacionais, favorecendo assim um ambiente seguro e próspero para as negociações na área de comércio exterior.

Modernização

Somos protagonistas na desburocratização dos procedimentos de comércio exterior, modernização das práticas de negócios, e redução de barreiras que impedem a competitividade de nossos setores produtivos perante ao mercado internacional.

Defesa dos interesses privados

Membro atuante do conselho da PROCOMEX e demais alianças que compartilha da mesma visão, expandindo sua atuação e abrangência para fora do estado de Minas Gerais.

Intermediação de interesses

É notoriamente reconhecida pelo intermédio realizado dos interesses das classes que promove junto à Receita Federal, Alfândega, terminais de carga, aeroportos, porto seco, e companhias aéreas.

Cursos e Capacitação

Equipe CODACA promove regularmente cursos e eventos se especialização voltados para a formação do profissional e empresariado atuante do comércio exterior brasileiro.

Dispomos de uma vasta rede de relacionamento pronta para articular seus interesses e projetos perante a vários órgãos.

- Participação na Comissão permanente de trabalho de Carga Aérea;
- Colaboramos com o poder público, como órgão técnico consultivo nos estudo e solução dos problemas que se relacionem com as atividades da categoria.
- Zelamos pela observância dos princípios éticos por parte de nossos associados.
- Participação efetiva nas reuniões da PROCOMEX, COMCARGA, COANA, Receita Federal e órgãos ligados ao setor;
- Representamos os interesses da categoria junto com as empresas de navegação, aérea, marítimas e empresas de transporte rodoviária.
- Promovemos e estimulamos estudos que tenham o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional de nossos associados e interessados. Por meio de treinamentos, conferências e palestras buscamos aprimorar nossos conteúdos e métodos empregados.

  • Nossa história

    São 33 anos de trajetória na defesa de nossa classe e representação de nossos associados

  • 1987

    Fundação da CODACA-MG

    Por interesse mútuo de empresas de despacho e agentes de carga, nasce a CODACA-MG: uma organização sem fins lucrativos, voltada para estudos, treinamentos e defesa dos interesses dessa classe perante aos órgãos atuantes do setor.

  • 2003

    Membro do CONCEX- MG

    Foi incluída, no dia 24 de Julho de 2003, como membro do Conselho Estadual do Comércio Exterior de Minas Gerais.

  • 2015

    Curso de Analista Siscoserv

    Em parceria com o Canal Aduaneiro, realizamos o curso de Formação de Analista Siscoserv. O propósito do treinamento foi fornecer a visão geral sobre o Siscoserv, promovendo a classificação dos serviços; cruzamento com o câmbio e auditória prévia nos processos. Procuramos por meio dessa aliança fortalecer ainda mais nossa participação no mercado, através de novos treinamentos com o Canal Aduaneiro nos anos em que se seguiram.

  • 2017

    Curso prático de exportação DU-E

    Em colaboração com o com o Instituto Procomex, promovemos o “Curso Prático de Capacitação do Novo Processo de exportação DU-E” realizado em nossa sede. O objetivo do treinamento foi apresentar aos nossos participantes o fluxo geral do modelo atual de exportação; seu controle administrativo; Modelo CCT; trânsito aduaneiro; detalhadamento de mercado por meio de atributos e simulações de preenchimento de DU-E no modelo XML.

  • 2017

    Ingressão ao Instituto PROCOMEX

    Foi incluída ao PROCOMEX (Aliança Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior) uma iniciativa civil que reúne 85 instituições do setor produtivo, entidades bilaterais, especialistas e agentes do comércio exterior brasileiro.

  • 2018

    Workshop "Declaração Única de Comércio Exterior"

    Em parceria com a Consultoria e Auditoria Aduaneira, promovemos um Workshop sobre “Declaração Única de Comércio Exterior”, com o intuito de apresentar as alterações legislativas na área aduaneira, após a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (Declaração Única de Importação). O treinamento contou com a abordagem sobre o contexto internacional (AFC – Acordo de Facilitação Comercial\ OMC); registro da DUIMP; gerenciamento de risco administrativo; visualizações e exercícios práticos das telas da DUIMP e Catálogo de Produtos.

  • 2019

    Curso de cargas perigosas na FIAT

    Fomos solicitados pela FCA GROUP para viabilizar o primeiro treinamento de transporte aéreo de Artigos Perigosos, personalizado e direcionado, nas dependências internas da FIAT em Betim (MG). O curso ocorreu entre os dias 14 a 17 de maio, e teve por finalidade, de acordo com as normas e regulamentação do ICAO/IATA em vigor, capacitar os participantes a processar, identificar e classificar cargas perigosas para o transporte aéreo. O treinamento foi executado de acordo com o perfil do cliente e se mostrou um projeto dedicado e profissional.

  • 2019

    Curso colaborativo com o PROCOMEX

    Em nossa sede, realizamos em colaboração com o Instituto Procomex o “Curso Prático de Capacitação do Novo Processo de Importação”. O objetivo do treinamento era habilitar nossos associados e alunos sobre os módulos DUIMP, CCT, LPCO, catálogo de produtos e PCCE. O curso foi concedido no dia 3 de dezembro e ao final do treinamento, recebemos um feedback positivo de nossos participantes sobre os conteúdos abordados e o método utilizado.

  • 2020

    Marketplace de vendas internacionais FIEMG

    A CODACA-MG se integra à iniciativa do sistema FIEMG, conectando as indústrias da federação aos agentes de carga e despachantes associados.

  • 2020